O Projeto

O presente projeto pretende levar à população e à comunidade acadêmica, tanto discente como docente, dos cursos de Direito e de Música da Universidade Federal de Sergipe discussões sobre questões envolvendo o direito na música como, por exemplo, direitos autorais, discriminação ou incitação à violência contida em letras de música, entre outros. Este projeto visa analisar vários temas da área jurídica em que haja uma interface entre música e direito, e que estarão sendo discutidos através de mini-cursos abertos à comunidade. As questões abordadas serão exemplificadas através de músicas, que terão o seu contexto histórico e musical analisados, bem como as características dos instrumentos empregados e estilos composicionais.  Espera-se também conseguir a inserção deste projeto nos programas jornalísticos da Rádio UFS. Spots estes de forma mensal transmitidos pela Rádio UFS. Estes programas terão a interface educacional e informativa sobre diversos temas jurídicos na música. As perguntas serão previamente elaboradas pelo bolsista e pelo coordenador do projeto.

Justificativa:
O Núcleo de Música identificou entre seus discentes o interesse em discutir temas jurídicos relacionados à música como, por exemplo, o que caracteriza um plágio na música, o que pode ser considerado discriminação em uma letra musical, entre outros. Desta forma, o projeto se justifica por trazer aos docentes e discentes de Música e Direito uma discussão pertinente e que não é contemplada no currículo destes cursos. Além disso, o projeto visa levar estas discussões à comunidade em geral, em uma linguagem jurídica acessível, ao mesmo tempo em que introduzirá conceitos de história da música, estilos musicais, informações sobre instrumentos, entre outros, através de exemplos do repertório musical mundial. Espera-se contribuir para o enriquecimento sócio-educacional da comunidade em geral, levando-os a refletir sobre a qualidade e características dos diversos estilos musicais, possibilitando o acesso destes à um repertório que nem sempre faz parte do dia-a-dia da comunidade sergipana.

Metodologia:
Para a realização do projeto será feito inicialmente uma pesquisa de temas relevantes que façam a interconexão entre a música e o direito, e de repertório musical que possa exemplificar estes temas. Além disso, será feita uma pesquisa na legislação e na doutrina do assunto a ser tratado em cada canção. Após a identificação dos temas e preparação do material, serão ministrados mini-cursos onde se espera que surjam novos questionamentos através das discussões suscitadas. Os temas que se mostrarem mais relevantes durante os cursos, serão transformados em pequenos spots que esperamos transmitir através da Rádio UFS.




Membros da Equipe
Nome
Categoria
Função
Departamento
CHRISTIAN ALESSANDRO LISBOA
DOCENTE
COORDENADOR
NMU
CARLA EUGENIA CALDAS BARROS
DOCENTE
COLABORADORA e MINISTRANTE
DDI